• Dra. Gabriela Marques

Você sabe o melhor caminho para se aposentar após a Reforma?

Com as recentes modificações, os requisitos ficaram mais rigorosos.

Idoso preocupado
A melhor saída é um bom planejamento da Aposentadoria

Após a Reforma da Previdência em 2019, surgiram muitas dúvidas sobre como isso poderia influenciar na aposentadoria dos novos segurados e daqueles que estavam prestes a se aposentar, e é por isso que um advogado se faz tão necessário, não apenas para aqueles que já atingiram os requisitos para a concessão da aposentadoria, mas também para os que ainda precisarão de um tempo para conseguir o benefício.


Uma análise caso a caso, bem como um bom planejamento previdenciário, se fazem ainda mais necessários após a Reforma da Previdência; um advogado especializado poderá encontrar o melhor caminho para garantir que o cliente consiga realmente aposentar com uma maior renda, pois não existe uma fórmula exata aplicável a todos os casos.


Para melhor elucidar, levantemos uma questão: será mesmo que o indivíduo que atingir a idade e carência para a concessão da aposentadoria por idade, deverá optar por essa estratégia? A princípio, pode parecer que sim... Mas sem uma análise detalhada do caso do cliente, pode-se estar cometendo um equívoco. E se esse cliente estiver bem próximo de aposentar por tempo de contribuição e, no caso dele, esse caminho for mais vantajoso? E se compensar orientar o cliente a contribuir e esperar mais dois anos, por exemplo, para garantir que ele conseguirá aposentar com um valor de renda bem maior do que conseguiria indo pelo primeiro caminho?


Nem sempre a primeira opção é a melhor; nem sempre a mais rápida trará a tranquilidade de uma aposentadoria que garanta o conforto de sua família. A aposentadoria é um direito do trabalhador e aquele que tanto trabalhou e contribuiu esperando por esse momento, merece estar bem orientado para traçar um planejamento seguro e eficaz.


É certo que a Reforma da Previdência dificultou as coisas, mas isso não significa que não será possível aposentar ou que tudo está perdido. Converse com o seu advogado, juntos decidam qual a melhor possibilidade e qual a regra de transição que será mais vantajosa se você estiver prestes a se aposentar; e se ainda faltar bastante, informe-se desde já para entender o que mudou. Com uma boa orientação, você contribuirá na medida exata para conseguir uma boa aposentadoria, sem contribuir além do necessário.


Quer saber mais sobre a Reforma da Previdência? Em nosso EBOOK Gratuito resumimos as principais alterações. Baixe ele Aqui