NOSSA HISTÓRIA

*História e biografias extraídas do livro "Genealogia de uma cidade Itapetininga"

 

A empresa Ayres Monteiro é uma sociedade de advogados especializados em todos os aspectos do moderno Direito Social e Empresarial. A empresa surgiu da conjugação de esforços dos sócios fundadores, Drs. Hiram Ayres Monteiro e seu filho Henrique Ayres Salem Monteiro. Tais profissionais do Direito, pai e filho, compartilhando dos mesmos ideais de exercer uma advocacia séria, leal, independente e, sobretudo, voltada para o atendimento estratégico e eficaz das necessidades das empresas, empresários e público geral, decidiram unir a experiência e sabedoria jurídica com juventude e espírito empreendedor e fundaram em 2001 a empresa Ayres Monteiro Advogados Associados. Em 2014, após o falecimento de seu Pai, a empresa passou a se denominar Ayres Monteiro & Darini Sociedade de Advogados, com a inclusão no quadro societário do dinâmico advogado Dr. Fabiano da Silva Darini, o qual representa a bandeira no Estado de São Paulo e do jovem atuante e competente Dr. Everson Salem, sócio do escritório no Estado de Santa Catarina, onde a Sociedade leva o nome de Ayres Monteiro & Salem. Dr. Henrique seguindo sua vocação empreendedora e capacidade de composição com novos sócios trouxe crescimento à marca da família, cuja bandeira e bom exercício da advocacia está presente atualmente em outros Estados e cidades. Atualmente a Sociedade de Advogados conta com equipe altamente especializada de advogados associados, estagiários e operadores do direito com atuação nas áreas empresarial, previdenciária, trabalhista, família, e de Propriedade Intelectual, com forte atuação nos Estados de São Paulo e Santa Catarina tendo defendido com louvor mais de 10 mil pessoas nos últimos 18 anos de existência da empresa.

 

O sócio-fundador e advogado Prof. Dr. Hiram Ayres Monteiro (in memoriam), moldou sua experiência profissional em quatro décadas de atuação no meio jurídico público e privado, aposentando-se como Procurador chefe de todo contencioso do 2° Grau do Estado de São Paulo. Operou nos ramos cível, criminal, tributário e trabalhista. Graduado pela primeira turma (1972) de formandos da Faculdade de Direito de Itapetininga - FKB De 1991/1994 foi redator-chefe do Suplemento Jurídico, revista periódica de circulação nacional de difusão do Direito Rodoviário. Foi presidente da AJORI - Associação dos Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga de 1995 a 2007, cujo período integrou o Conselho de Curadores da FKB, nessa mesma faculdade, foi professor titular da cadeira de Organização Judiciária e Ética, onde ministrou por cinco anos, de 1995 a 1999 - aulas para o Quinto Ano do Curso Jurídico. Em 2003 fundou a Academia Itapetiningana de Letras, tendo sido seu primeiro presidente (2003 a 2007). Escreveu dois livros em 1997, publicou "Venâncio Ayres - O Cavaleiro do Ideal" e em 2010, "Livre Terra de Livres Irmãos - A Saga da Itapetininga Republicana de Venâncio Ayres a Júlio Prestes", além de centenas de artigos jurídicos e culturais publicados no Suplemento Jurídico do DER e nos jornais Folha de Itapetininga e Gazeta de Itapetininga.

 

O sócio-administrador e fundador Prof. Dr. Henrique Ayres Salem Monteiro, começou cedo na advocacia e atua desde 2001 assessorando trabalhadores, empresários, empresas e servidores publico na defesa de seus direitos. Muito jovem, já descobriu sua vocação para advocacia, jornalismo e empreendedorismo. Aos 20 anos, foi eleito 1º secretário do Centro Acadêmico de Direito da Fundação Karnig Bazanan, onde desenvolveu atividades acadêmicas na defesa das prerrogativas dos estudantes sendo editor chefe e colunista do Jornal do Diretório Central dos Estudantes, cuja função exercera até se formar em 2000. Iniciou ainda jovem na advocacia, aprovado assim que se formou logo no 1º exame da OAB e seguindo sua vocação social para defesa dos trabalhadores, desempenhou atuações de destaque em favor de causas com grande repercussão social nos ramos previdenciário e trabalhista, tendo beneficiado centenas de pessoas através da sustentação e defesa de teses Jurídicas junto aos tribunais superiores. Por suas vitoriosas atuações e capacidade profissional, em 2004 recebeu o prêmio do Jornal Folha de Itapetininga em solenidade realizada no centenário Clube Venâncio Ayres. Também foi nomeado membro das comissões de Cidadania e de Direito Previdenciário da 43ª Subseção da OAB/SP onde teve expressiva participação na defesa da classe e cidadania. Concluiu Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu" em nível de especialização em Direito Previdenciário em 01/10/2005, pela Escola Paulista de Direito Social - São Paulo, tendo sido aprovado com nota máxima pelo Juiz Federal Prof. Titular USP - Universidade de São Paulo - Dr. Marcus Orione G. Correia. É membro efetivo da Associação dos Advogados de São Paulo, da Ordem dos Advogados do Brasil/SP e SC. Filiado ao Centro de Estudos Previdenciários de Florianópolis e ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário exercendo participação constante em Congressos por todo Brasil. Atualmente, devido sua vocação empreendedora, exerce atividades jurídico-empresarial administrando empresas no ramo imobiliário, financeiro e jurídico nos Estados de São Paulo e Santa Catarina, ministrando palestras e direcionamento profissional a diversos profissionais das carreiras jurídicas e financeiras.

 

O sócio-executivo, Dr. Fabiano da Silva Darini, iniciou jovem na carreira Jurídica, ainda estudante procurou aprimorar os conhecimentos e em 2002 foi aprovado como estagiário no Ministério Público do Estado do São Paulo onde atuou por dois anos, tendo estagiado também Junto a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Foi nomeado junto ao Tribunal de Justiça como Conciliador no Juizado Especial Cível, onde atuou por mais de três anos e adquiriu enorme experiência em diversas demandas judiciais. Iniciou com 23 anos na advocacia, cuja profissão exerce com zelo desde 2004, prestando consultoria especializada nos diversos ramos do Direito Social. Devido a sua notória competência e retidão em 2012 foi nomeado Assessor da Nona Turma disciplinar do Tribunal de Ética da OAB/SP, onde cumpriu a excelsa missão do emitir parecer sobre causas o aplicação de procedimentos ético disciplinar e defesa da sociedade e da classe dos advogados. Também foi membro atuante da comissão de Direito do Trabalho, nomeado pela 43ª Subseção da OAB/SP. É advogado atuante e já participou de inúmeros cursos e congressos por todo Brasil, tendo vasta experiência processual civil e previdenciária sustentando recursos perante o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, ministrando Palestras sobre Direito Previdenciário para diversas empresas e classes de trabalhadores

 

O sócio-executivo, Dr. Everson Salem Custódio é formado em direito pelo Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, logo no primeiro ano de estudo já iniciou estágio em direito no escritório Ayres Monteiro Advogados da cidade de Itapetininga onde conquistou experiência e exerceu com louvor atividade jurídica nos primeiros anos de estudo. Formado em 2011, desde então, aprovado com antecedência no exame da OAB/SC, já iniciou na atividade advocatícia seguindo sua vocação social. Em 2013 foi nomeado membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB- Santa Catarina tendo considerável participação na organização de diversos eventos em defesa do Direito Previdenciário, da Pessoa com Deficiência entre outros, sendo membro atuante do Fórum Interinstitucional Previdenciário de Santa Catarina. Autor de inúmeros artigos jurídicos publicados em revistas eletrônicas, jornais e na Revista Juris Plenum Previdenciária. Advogado atuante e sócio da Ayres Monteiro & Salem Sociedade de Advogados sediada em Florianópolis, com larga experiência processual nos ramos cível, trabalhista e previdenciário atuando em todo Estado de Santa Catarina na defesa dos direitos sociais. Em 2014, concluiu Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário, pela Faculdade CESUSC na cidade de Florianópolis e devido a sua capacidade técnica e de liderança, em 2016 foi eleito Presidente do Centro de Estudos Previdenciário - CEPREV - sediado na capital catarinense.

 

Sob a direção administrativa de Henrique Ayres Salem Monteiro, a sociedade de advogados está em franca expansão, com atuação destacada no Estado de São Paulo e Santa Catarina tendo como principal missão prestar atendimento com excelência, agilidade, dedicação e inovação na prestação de serviços jurídicos buscando sempre superar expectativas de seus clientes.

NOGUEIRA, José Luiz. Genealogia de uma cidade Itapetininga. Vol 5. Itapetininga: Gráfica Regional, 2016

ITAPETININGA
OAB/SP: 8346   
CNPJ: 06871272/0001-43
Rua Saldanha Marinho, 68 - Centro
© 2020 Ayres Monteiro Advogados
Política de Privacidade
Política de Reembolso
 FLORIANÓPOLIS
OAB/SC: 2540
CNPJ: 23307.075/0001-15
Avenida Rio Branco, 354 - sala 706 - Centro.
  • FACEBOOK  COLORIDO
  • Instagram COLORIDO
  • Whatsapp  COLORIDO
  • LOCAL SP  COLORIDO
  • LOCAL SC  COLORIDO