Empresa de dados responsável pelo processamento dos pedidos permite que trabalhador siga cada etapa do processo até o valor entrar na conta.
Milhões de brasileiros que ainda não receberam a primeira parcela do auxílio emergencial irão receber ainda nesta semana. Para saber se é o seu caso, o candidato poderá acessar o novo site do governo federal, dedicado à consulta da situação de cadastro, etapa por etapa.
Para acessar o site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br , será necessário informar seu CPF, nome completo, nome de sua mãe e data de nascimento.
Quem realizou o recadastramento vai ser direcionado para o status do novo pedido. Caso queira saber porque teve o primeiro pedido negado, a aba 1ª ANÁLISE vai informar.
Segundo o Ministério da Cidadania, nesta semana será concluída a análise de 17 milhões de pedidos, incluindo os de reanálises. Quem realizou o pedido entre os dias 23 e 30 de abril e tiver direito ao benefício irá ter o valor depositado na conta até o fim de semana.
Assim que a DataPrev notificar a caixa sobre a aprovação do pedido, o banco terá até 3 dias para realizar o pagamento. Caso o site informe que o pagamento foi liberado, mas o dinheiro não esteja na conta, o trabalhador deve conferir se forneceu corretamente os dados bancários durante o preenchimento do cadastro.
Se alguma informação estiver errada, a grana vai parar em uma conta-poupança digital aberta, automaticamente, pela Caixa, que deverá ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. De acordo com a Caixa, mais de 500 mil beneficiários receberam pela conta digital porque erraram os dados bancários.
Como consultar o pedido
Acesse www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou https://consultaauxilio.dataprev.gov.br
Informe número do CPF, nome completo, nome completo da mãe do trabalhador e a data de nascimento, nos campos indicados.
Clique em “Não sou um robô”
Clique em “Enviar”
O site vai informar se é a 1ª ou a 2ª análise do pedido do trabalhador e as etapas até a conclusão do processo
Entenda o que aparece na tela
Data de requerimento - é o dia em que o trabalhador fez pedido pelo site ou aplicativo da Caixa
Processamento - etapa em que a Dataprev confere se as informações passadas pelo trabalhador batem com a base de dados do governo federal.
Resultado do processamento - quando a análise termina, a Dataprev informa nesta etapa sua conclusão: aprovado ou não aprovado
O motivo da reprovação do benefício é assinalado com um "X" vermelho no lado direito da tela
Envio para a Caixa - se o pedido está aprovado, a Dataprev informa a data de liberação do cadastro para a Caixa fazer o pagamento do auxílio e o valor do benefício
Data da consulta - é o dia que estiver acessando o site.
Fonte desta matéria: https://agora.folha.uol.com.br/grana/2020/05/siga-etapa-por-etapa-o-seu-pedido-do-auxilio-emergencial.shtml Acessado em 11 de maio de 2020
Comments