• Ayres Monteiro Advogados

Saiba como ficam os benefícios do INSS com as agências fechadas na pandemia

Atualizado: 1 de set. de 2020

Agências seguem fechadas até 24 de agosto.

Agência do INSS fechada até 24 de agosto
Alguns serviços podem ser realizados pelo portal Meu INSS

Com as agências da Previdência Social fechadas até 24 de agosto devido à quarentena de combate à pandemia de Covid-19, os segurados do INSS continuarão dependendo do atendimento a distância para solicitar ou manter seus benefícios.


Enquanto o retorno presencial não acontece, o INSS continua recebendo pedidos e comunicando aos segurados concessões e indeferimentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios por meio da internet, principalmente pelo aplicativo Meu INSS, e por meio da central telefônica 135.


Alguns serviços que só podem ser prestados com a presença do segurado estão suspensos, como ocorre com o recadastramento anual da senha, também chamado de prova de vida.


Para o segurado que estava com o seu benefício ativo em março não será necessário recadastrar a senha até, pelo menos, 30 de setembro. O INSS poderá prorrogar esse prazo, embora isso ainda não esteja previsto.


O cumprimento de exigências, também teve seu prazo de 30 dias suspenso. Mas o serviço continua sendo possível por meio do envio digital de documentos pelo portal Meu INSS.


No estado de São Paulo, as agências passaram a receber cópias da papelada em envelopes lacrados. O entrega da documentação exigida é fundamental para reduzir a espera pela análise do pedido.


Serviços que dependem do exame do cidadão por um médico perito, como ocorre na análise de pedidos de auxílios-doença, estão impossibilitados enquanto as agências estiverem fechadas. Por isso, o INSS passou a adiantar R$ 1.045 por mês para segurados aprovados em uma análise prévia.


Para ter o adiantamento do auxílio-doença, o trabalhador precisa enviar pelo Meu INSS uma fotografia ou imagem digitalizada do relatório médico atestando a incapacidade para o trabalho. Quando as perícias puderem ser realizadas, os segurados que receberam a antecipação do auxílio-doença serão examinados e, se confirmado o direito ao benefício com valor superior a R$ 1045, o INSS se compromete a pagar a diferença, inclusive das parcelas anteriores.


Como fica o atendimento Veja abaixo como alguns dos serviços do INSS continuarão a ser oferecidos enquanto o atendimento presencial estiver suspenso:

Prova de vida (Recadastramento)