• Ayres Monteiro Advogados

Caixa já começou a liberar o FGTS emergencial

Atualizado: 1 de set. de 2020

Desde ontem (29/06) o valor já está disponível na conta digital dos aniversariantes de janeiro.

FGTS Emergencial de 2020
FGTS Emergencial 2020

A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta segunda-feira (29), o pagamento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os aniversariantes de janeiro . A liberação do crédito é uma das medidas tomadas pelo governo para minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.


A expectativa da Caixa é que 60 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela ação em todo o país, que deverá injetar cerca de R$ 37,8 bilhões na economia.


Nesta primeira etapa, os contemplados com a grana são os aniversariantes de janeiro, o valor estará disponível na conta social digital da Caixa. Contudo, os saques em dinheiro só estarão disponíveis para este grupo, a partir de 20 de julho.


O valor estará disponível na conta conforme o mês de aniversário (veja calendário abaixo). Tem direito ao crédito todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS. O valor máximo a ser creditado é de um salário mínimo, ou seja R$ 1.045, independentemente se o saldo disponível na conta for superior.


Para agilizar o pagamento, a Caixa criará, automaticamente, a poupança social digital a todos os trabalhadores que têm grana no fundo. Antes da data de liberação do saque, por meio do aplicativo Caixa Tem, será possível, realizar pagamentos e compras em supermercados farmácias ou outros estabelecimentos.


Assim que liberado o saque, que segue também um calendário de aniversariantes, o trabalhador terá de utilizar o aplicativo Caixa Tem para retirar o dinheiro em terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas. Pois para isso será preciso gerar um código que libera a operação.


O trabalhador que quiser consultar seu saldo do FGTS pode fazer a verificação por meio

do aplicativo ou do site do FGTS.


Confira o calendário